terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CAMINHOS DA CORRUPÇÃO

          A corrupção  é presente (em maior evidência), em países não democráticos e de terceiro mundo; essa prática infelizmente está presente, nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem, é denominado de tráfico de influência.

          Toda sociedade corrupta, sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.), se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

          Quando o governo não tem transparência em sua administração, é mais provável que haja ou que incentive essa prática; não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos, sendo assim, mais difíceis de enganar.

          Atualmente, existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países, para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí, é feita uma classificação de acordo com a nota, que vai de 0 a 10; alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança, é a Finlândia; o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.

Nenhum comentário :

Postar um comentário